O que é Cálculo de Vesícula?
A bile é produzido pelo fígado e eliminado pelo intestino, ajudando na digestão de alimentos gordurosos. O suco biliar contém várias substâncias como, colesterol e pigmentos. Quando algumas dessas substâncias aumentam em quantidade, elas podem se depositar na vesícula e se transformar em pedras. Os sintomas são dor intensa no abdômen do lado direito, enjoo e vômito. Se a dor ficar muito prolongada é essencial procurar o médico especialista urgentemente.
Quais são as consequências da formação dos cálculos?
A formação de cálculos pode trazer algumas complicações. Uma delas é a cólica biliar intensa quando a pedra fica presa na saída da vesícula. Outra consequência é a colecistite aguda se a pedra fica presa na saída da vesícula por um período prolongado, causando dores e febres. Pode também ocorrer migração da pedra para o canal que leva a bile do fígado para o intestino (colédoco), nestes casos acontece icterícia (pele e parte dos olhos brancos amarelos). Além disso, pode causar colangite (infecção dos canais biliares) e pancreatite (inflamação do pâncreas).
Quais são os tratamentos? (Colecistectomia Convencional x Videolaparoscópica)
O tratamento para pedra na vesícula pode ser feito à base de medicamentos que diluem o cálculo. Em outros casos, é necessário seguir com cirurgia, pode ser feita por técnica minimamente invasiva através de videolaparoscopia, na qual são realizadas pequenas incisões de 5-10 mm ou por técnica convencional, a laparotomia, na qual é realizada uma incisão no abdômen de tamanho variável para retirada da vesícula.
A vesícula é fundamental para o organismo? O que acontece se eu remover completamente a vesícula?
Uma das maiores dúvidas que as pessoas me trazem e se é possível viver sem a vesícula. A resposta é sim, porém será necessário realizar algumas adaptações. A vesícula biliar tem um papel importante na digestão, uma vez retirada a bile produzida pelo fígado não será mais armazenada e será liberada diretamente no intestino. Dessa forma, é necessário reduzir o consumo de gordura e o corpo precisa se adaptar a esse novo modelo de digestão. Lembre-se sempre que é fundamental evitar ao máximo alimentos gordurosos, o que se torna uma ótima oportunidade para novos hábitos de vida, com uma alimentação equilibrada, que ajudarão a prevenir muitos outros problemas de saúde.
Quais são os sintomas de vesícula inflamada?
Os sintomas da vesícula inflamada nem sempre aparecem mas quando aparecem são:
- Dor aguda no lado direito do abdômen
- Febre em torno de 38°C
- Sensação de náuseas
- Vômitos frequentes
- Icterícia (quando a pele e parte branca dos olhos ficam amarelas)
- Emagrecimento
O que pode causar pedra na vesícula?
A pedra na vesícula ocorre quando há acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar. Quando a bile não consegue dissolver todo o colesterol excretado pelo fígado, isso faz com que o colesterol que resta lentamente se transforme em cristais e forme pedras na vesícula. Isso pode ocorrer em algumas situações, como por exemplo:
- Dieta rica em gordura; a bile tem essa função de auxiliar na quebra das moléculas de gorduras, porém se tiver em excesso a bile não conseguirá agir por completo
- Sobrepeso ou obesidade: nessas condições, há a presença de altas taxas de LDL (colesterol ruim)
- Cirrose: como o fígado fica prejudicada, a produção de bile é impactada fazendo com que não tenha quantidade suficiente para quebrar todas as moléculas de gordura
- Diabetes: há altas taxas de triglicérides
É perigoso ter pedra na vesícula?
A pedra na vesícula pode ficar dentro da vesícula e sem causar sintomas, o grande perigo é quando ela se movimenta para o dutos biliares, condição que se chama coledocolitíase. O canal obstruído pode desencadear diversos sintomas no indivíduo, como: dor abdominal, que pode ser intensa, forte, tipo cólica e contínua; dor de estômago; dor nas costas; icterícia (pele e olhos amarelados); náuseas e vômitos; sudorese; acolia (fezes de cor clara, tipo massa de vidraceiro); colúria (urina escurecida como coca cola) e febre. Esse último sintoma indica que pode existir uma infecção associada à coledocolitíase.
O mais preocupante é a infecção que pode surgir a partir da coledocolitíase, a colangite, ela favorece a multiplicação de bactérias e, além de muita dor, pode causar abscessos e até morte.
É possível expelir pedra na vesícula?
Quando as pedras na vesícula são muito grandes, o único meio de retirá-las é por cirurgia. Se as pedras forem muito pequenas, podem ser expelidas na urina, porém essa avaliação e decisão deve ser feita pelo médico. Se tiver sintomas, consulte um médico imediatamente para avaliar qual é o seu caso.