O robô realiza a cirurgia sozinho?
A dúvida mais comum entre os pacientes sobre cirurgia robótica é se o robô opera sozinho e a resposta é não! O robô é uma extensão do cirurgião que opera todos os movimentos dos braços mecânicos durante a cirurgia. O médico cirurgião controla o robô por meio de um console de comando com binoculares, os quais possuem visão de alta definição em 3D e HD da cirurgia. Há também a presença de “joysticks” para controle das pinças robóticas que reproduzem os movimentos do médico de maneira delicada e estável, descartando a possibilidade de tremor – ou seja, com precisão superior a do próprio punho humano.
Qual a diferença da Cirurgia por Vídeo e Cirurgia Robótica?
A cirurgia robótica traz grandes avanços em relação a cirurgia por vídeo. Antes as cirurgias eram feitas em visão 2D com instrumentos que dificultavam os movimentos detalhados do médico.
Com a cirurgia robótica, o médico pode acessar locais difíceis em cirurgias complexas. Isso porque as pinças robóticas dobram e giram muito além da capacidade da mão humana, com tecnologias de movimento que permitem ao cirurgião um movimento constante e natural. Além disso, existe uma filtragem de tremores e o acesso à cavidade abdominal é facilitado, evitando assim traumas muito grandes no tecido. Esta tecnologia minimamente invasiva facilita a recuperação do paciente.
Toda cirurgia pode ser feita pela plataforma Robótica?
Sim, toda cirurgia que pode ser feita via laparoscopia também pode ser realizada por meio de plataforma robótica.
As cirurgias robóticas são realizadas em quase todas as especialidades médicas, mas principalmente em cirurgia do aparelho digestivo, oncologia, ginecologia, urologia, cirurgia torácica e cirurgia bariátrica.
Como funciona a recuperação da Cirurgia Robótica?
A cirurgia robótica também é mais eficiente em termos de recuperação quando comparada com os métodos tradicionais.
Ela proporciona cortes menores e movimentos mais precisos que, consequentemente, minimizam a dor e o desconforto no pós-operatório.
Além disso, durante a cirurgia há diminuição da perda de sangue e hemorragias possibilitando ao paciente um retorno mais rápido às atividades do dia a dia. Ou seja, reduz também o tempo de internação do paciente.
Por estes e outros motivos que a cirurgia robótica tem se tornado o padrão ouro de cirurgia de diversas especialidades.
Vantagens e Segurança da Cirurgia Robótica em relação à cirurgia convencional
A cirurgia aberta é realizada através da abertura da cavidade abdominal, já a cirurgia robótica é um processo minimamente invasivo, onde o médico realiza as incisões pequenas através do controle de um robô, dessa forma é possível ter uma visão melhor e movimentos mais precisos do braço do robô.
As vantagens desta cirurgia para a cirurgia convencional (aberta) é que os cortes são menores, dessa forma é menos invasiva; reduz sangramentos, dores e risco de infecção, a recuperação é mais rápida e o tempo de internação é menor.
Vantagens e Segurança da Cirurgia Robótica em relação à cirurgia laparoscópica
A cirurgia robótica pode ser considerada uma evolução da cirurgia minimamente invasiva laparoscópica. As vantagens da cirurgia robótica em relação a cirurgia laparoscópica são: mais precisão nas cirurgias em locais de difícil acesso, como nas regiões de pelve, diafragma e saída do esôfago; melhor ergonomia pois o cirurgião fica sentado em posição confortável, o que ajuda nas cirurgias longas, mais intuitivo pois o robô reproduz movimentos similares aos do cirurgião e visão tridimensional para os cirurgiões.
A cirurgia robótica também traz uma segurança maior pois todos os movimentos são feitos pelo médico. Porém, se algum imprevisto acontecer, a tecnologia robótica aciona um comando de segurança que trava provisoriamente a máquina, evitando danos ao paciente. Se o médico tirar o rosto da tela de controle, o robô também para automaticamente.