O que é o cisto no pâncreas?
O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm que possui a função de auxiliar na digestão com a produção do suco pancreático; e também produção de hormônios, como a insulina, que regula o nível de glicose no sangue. Os cistos são pequenas “bolsas” que podem conter líquido, eles surgem decorrente de inflamação no pâncreas, a pancreatite.
Quais os sintomas de cisto no pâncreas?
Nem sempre vão aparecer sintomas, mas em alguns casos pode haver dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso e em casos raros, obstrução gastrointestinal, icterícia e anemia. O diagnóstico pode ser realizado por meio de exames de ressonância e tomografia.
Como tratar cisto no pâncreas?
Em muitos casos, o cisto é benigno, dessa forma não oferece risco ao paciente e deve desaparecer com o tempo, neste caso é necessário apenas o acompanhamento. Porém, existe a chance do cisto evoluir para um câncer, neste caso é necessário o tratamento ou drenando o cisto com uma agulha ou realizando uma cirurgia para retirada. No caso de pacientes idosos a drenagem é indicada para evitar complicações futuras, o procedimento é realizado com a ajuda de um endoscópio.