Dores abdominais não são iguais (queimação: gastrite, úlcera, refluxo)
A sensação de queimação é muito comum entre as pessoas, porém nem sempre pode ser o mesmo problema. Refluxo, gastrite e úlcera podem ser parecidas, mas é preciso ficar atento aos sinais para diferenciar cada uma e sempre consultar um médico para auxiliar no tratamento. O refluxo provoca sintomas de azia, desconforto na garganta, incômodo ao deitar principalmente à noite. A gastrite é relatada como falta de apetite, indigestão, dores que passam logo mas retornam, enjoos e vômitos. Já a úlcera possui sintomas parecidos com o da gastrite, porém em casos mais graves dores abdominais duradouras, perda de peso, vômitos frequentes que podem conter sangue e fezes com sangue. É muito importante consultar o seu médico ao sentir esses sintomas.
O que é Refluxo?
Refluxo é uma doença digestiva caracterizada pelo retorno involuntário dos ácidos do estômago para o esôfago causando irritação nos tecidos que revestem o esôfago provocando sintomas como azia, tosse e dor no peito. Existem fibras musculares no esôfago que se fecha para impedir que o alimento volte uma vez que passou em direção ao estômago, é o esfíncter esofágico inferior. As causas que podem impedir que o esfíncter realize sua função pode ser fragilidade das estruturas musculares da região, hérnia de hiato e alterações no esfíncter. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, se apresentar algum sintoma procure um profissional especializado.
Ansiedade x Refluxo
O Brasil é o país com mais casos de transtorno de ansiedade (9,3%) em todo o mundo e o quinto em casos de depressão (5,8%), de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada neste ano. A ansiedade altera a secreção gástrica do nosso estômago e considerando que o refluxo é uma doença associada ao retorno involuntário de ácidos gástricos, a ansiedade pode ser um potencializador para o refluxo. Além disso, temos um agravante que é a hérnia de hiato, uma abertura no diafragma que faz com que o estômago suba para o tórax.
Como é feita a cirurgia da doença do refluxo ou hérnia de hiato?
A cirurgia é feita, geralmente, quando o tratamento medicamentoso ou dietas não funcionam mais. Esta cirurgia é feita com anestesia geral e o médico realiza pequenos cortes no abdômen para corrigir a hérnia localiza entre esôfago e estômago. A recuperação leva uns 2 meses e no início é recomendado ingerir apenas líquidos. É muito importante seguir as orientações do médico para evitar complicações.